Aqui inicia o menu de navegação global superior do Portal: Deseja pular este menu?

Espaço Cultural Marcantonio Vilaça

TCU
Início
O Espaço Cultural
Mostra de talentos
Espaço contexto
Espaço Linguagem Pensamento
Exposições
Eventos
Arte - Educação
Marcantonio Vilaça
Associação dos Amigos do Espaço Cultural - AMV
Talentos artísticos
Fale conosco
Voltar
Simple Text

O Espaço Cultural do Tribunal de Contas da União foi inaugurado no dia 05 de novembro de 2003. Na solenidade, estavam presentes o Presidente da República, Presidente do Congresso Nacional, ministros de Estado, ministros de tribunais superiores, governadores, senadores, deputados, diplomatas, autoridades e personalidades ligadas à arte e à cultura brasileira. Nesta ocasião, foi lançado um selo comemorativo de sua inauguração. A iniciativa do selo teve o apoio do Ministério da Comunicação e dos Correios.

O alcance que a ação do Tribunal de Contas da União provocou ao abrir o seu próprio espaço cultural é facilmente constatado por aqueles que se fizeram representar na mencionada cerimônia de inauguração. Isso se deve, primeiramente, ao papel desempenhado por este Tribunal na estrutura do Estado, que faz com que suas ações repercutam e sejam sempre objeto da atenção das instituições da sociedade como um todo.

Outro fator remete à relevância da figura de Marcantonio Vilaça para a arte brasileira, especialmente a contemporânea, à qual os críticos e estudiosos do assunto referem-se cronologicamente como anterior ou posterior a ele. Por intermédio de seu trabalho obstinado, a partir da década de 80, as obras de jovens artistas ainda desconhecidos passaram a figurar em exposições temporárias, e a compor o acervo permanente de vários dentre os principais museus e galerias pelo mundo. A associação da imagem de Marcantonio à do Espaço Cultural do Tribunal de Contas da União atrai para este a atenção de pessoas e instituições que tenham a arte contemporânea como linguagem de expressão artística e cultural.

Dessa forma, busca-se que os eventos escolhidos não apenas reflitam os ideais artísticos daquele que ao Espaço Cultural cedeu-lhe o nome, mas também construam a sua identidade nos caminhos da arte brasileira. Ao fazê-lo, o Espaço Cultural Marcantonio Vilaça ganha notoriedade pela qualidade do trabalho apresentado e, ao obter essa notoriedade, contribui para o engrandecimento da imagem institucional do Tribunal de Contas da União, oferecendo eventos de primeira grandeza ao conjunto da sociedade.

 

O conteúdo desta página é de acesso público. Saiba mais

Receba novidades do portal por email (antes é necessário cadastrar-se).


Aqui inicia o mapa do portal do TCU: Deseja voltar para o topo da página?