Aqui inicia o menu de navegação global superior do Portal: Deseja pular este menu?

Agência TCU

TCU
Notícias
Programas de TV
Voz do Brasil
Fale conosco
Agência Senado
Voltar

(01/08/2011 17:00) Contrato para obras na Usina de Simplício tem irregularidades

      O Tribunal de Contas da União (TCU) apontou sobrepreço nas obras de implantação do Complexo de Geração e Transmissão de Energia Elétrica (AHE) de Simplício, conduzidas por Furnas Centrais Elétricas e pelo Consórcio Construtor Simplício. O complexo está localizado no rio Paraíba do Sul, na divisa entre Rio de Janeiro e Minas Gerais.    
     Relatório do TCU identificou deficiência no projeto básico e acréscimos indevidos no contrato. O empreendimento fará parte do Sistema Integrado Nacional e engloba três obras distintas: uma pequena central hidrelétrica (PCH), uma usina hidrelétrica (UHE) e obras de interligação, como túneis, diques e canais. 
      O TCU determinou a Furnas que repactue o valor do contrato com o consórcio e que desconte dos próximos pagamentos, caso exista saldo suficiente, o montante pago a maior. A estatal deverá, ainda, informar ao Tribunal, no prazo de 60 dias, o resultado dessas providências. No mesmo prazo, Furnas deverá informar as medidas adotadas para reduzir o Bônus e Despesas Indiretas (BDI) aplicável aos pagamentos efetuados ao consórcio.   
     Para o relator do processo, ministro Ubiratan Aguiar, a fiscalização a ser desenvolvida nos procedimentos realizados por concessionárias estatais para a construção de usinas hidroelétricas deve ser rigorosa, considerando a relevância para a segurança energética.   
      Cópia da decisão foi encaminhada à Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização do Congresso Nacional, ao Ministério de Minas e Energia e à Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados.


Serviço:
Acórdão 1789/2011-Plenário
Processo: TC-008.970/2007-8
Sessão: 6/7/2011
Secom - LA
Tel.: (61) 3316-5060
E-mail: imprensa@tcu.gov.br

Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6441500.

O conteúdo desta página é de acesso público. Saiba mais

Receba novidades do portal por email (antes é necessário cadastrar-se).


Aqui inicia o mapa do portal do TCU: Deseja voltar para o topo da página?